top of page

Coronavírus: o fantasma da manipulação e do pânico

  • Foto do escritor: thesidearticles
    thesidearticles
  • 21 de mar. de 2020
  • 5 min de leitura

A COVID-19, como ficou conhecida esse ano, é um vírus da família "coronaviridae" que causa resfriado e pneumonia. Ela não é a única que já matou milhares de pessoas ao redor do mundo, em seu grupo encontra se também a SARS, o MERS, o H1N1, entre outras.

Sua origem é desconhecida, acredita se que o morcego seja o hospedeiro desse vírus mas este não consegue transmitir qualquer contaminação diretamente para os humanos, por isso, médicos e especialistas do mundo inteiro ainda estudam a possibilidade de outros animais silvestres terem infectado diretamente as pessoas. Tudo começou na China em dezembro do ano passado quando dois homens da cidade de Wuhan deram entrada em um hospital com febre alta, dores de garganta e tosse seca, os médicos analizaram porém não conseguiram descobrir o que estava afetando a saúde daqueles dois cidadãos, até que depois de quase um mês, os Chineses finalmente deram um nome para esse novo vírus até então desconhecido.

Até o momento em que esse post está sendo escrito, o mundo está em alerta máximo de Pandemia, a China, epicentro da doença, já está praticamente limpa de contaminações, mas Itália, França, EUA, Irã e Brasil são os países que estão sendo mais afetados e os que estão registrando mais casos até agora. As cidades estão isoladas, o governo decretou confinamento total, é possível ver pessoas nas ruas mas nada daquela agitação costumeira de cidade urbana, o comércio está parado, shoppings fechados, funcionários desesperados e produtos de higiene quase que esgotados.

O medo é tanto que há pessoas se agredindo para comprar comida em supermercados, o decreto para que todos ficassem em casa está sendo levado na brincadeira por algumas pessoas que não pensam nos idosos que precisam sair de casa ou até mesmo naqueles que tem a saúde mais vulnerável ( os chamados grupo de risco ), me indigna ver pessoas estocando desnecessariamente álcool em gel e papel higiênico sabendo que isso só vai prejudicar a economia e quem já não encontra mais esses produtos, as pessoas confundem uma pandemia com uma guerra e isso só mostra o despreparo das pessoas em enfrentar severas situações de crise. Me lembro de ter visto várias notícias de orientais que sofreram preconceito ou foram duramente atacados em São Paulo por conta da epidemia mas essas mesmas pessoas se esqueceram que os primeiros infectados no nosso país haviam acabado de chegar de viagem da Itália, atualmente a nação mais afetada pelo Coronavírus, ou seja, mostra que o problema não é o "medo" de se contaminar através dos asiáticos mas sim o medo de procurar uma cura para a própria ignorância e assumir um preconceito infeliz e sem fundamento.

A verdade é que a mídia não está ajudando absolutamente em nada nesse momento delicado, prestar informação pública, convocar infectologistas para falarem do assunto, ensinar os cuidados básicos que todo mundo deveria ter COM ou SEM pandemia e cancelar gravações de novelas prezando pela saúde dos atores é algo extremamente ético e necessário mas causar pânico e histeria na população não resolve nada, não vemos outras pautas em andamento, não vemos notícias boas para dar um alívio a quem tem depressão ou ansiedade, não vemos nem filmes saudáveis para reunir a família já que todo mundo está em casa nesse momento, vemos o contrário disso, a programação consumida pela idéia do Apocalipse fantasma, da doença que vai acabar com o mundo, da contaminação que do dia para a noite estava matando milhares de pessoas e ninguém estava dando conta de tantos óbitos. Para terem uma noção, a organização mundial da saúde (OMS) divulgou as primeiras mortes no continente Europeu em janeiro e disseram que foi em detrimento do novo coronavírus porém alguns médicos mal checaram as informações e na realidade descobriram que essas mortes foram ocasionadas por outras contaminações e não pela COVID 19.

Minha conclusão é que a atenção dada pela mídia ao assunto tem sido relevante sim mas não ao ponto de tranquilizar a população em um momento como esse, por que nada dessa histeria em tempos de SARS ou Influenza? eram pandemias, a AIDS por exemplo ou a campanha em torno da Dengue que parece ter sido descartada dos noticiários, o sarampo que até um tempo atrás era pauta para discutirmos o problema da saúde pública brasileira, onde estava toda essa comoção das pessoas?

É importante frisar que, claramente, a COVID 19 é uma contaminação séria sim e deve ser encarada como um pandemia, ela é letal, mas não a ponto de colocar na cabeça das pessoas que estamos vivendo uma guerra ou um apocalipse, não precisa deixar os supermercados vazio ou meterem a faca no preço do álcool em gel, as pessoas parecem estarem perdendo o bom senso e o respeito ao próximo, cuidados devem ser tomados em qualquer época, higiene a mesma coisa, não há necessidade de usar máscara se você não apresenta sintomas sérios e precisa sair. Vamos ser inteligentes.

E não podemos nos esquecer das Fake News, não é mesmo? Não, essa não é culpa da mídia e sim da população manipulada que deseja acreditar no falso ou simplesmente debochar da situação, abaixo, vou me sentir na responsabilidade de corrigir algumas e não deixar que o leitor caia na armadilha se informar por quem não tem credibilidade nenhuma para falar do tema:


1) Coronavírus é uma doença de asiáticos

- NÃO, o vírus teve origem na China mas não se originou dos Chineses e sim de animais que residiam por alí da qual tiveram contato com a população de lá. Outra coisa, não são apenas chineses que se infectam com esses vírus letais, pode ser qualquer ser humano, de qualquer nacionalidade, de qualquer religião ou de qualquer classe social. Não vamos cair na idéia preconceituosa de que doenças selecionam suas vítimas.


2) Chá de erva doce, mel e whisky curam infectados

- Não, isso é mentira, não sabemos quase nada sobre esse novo vírus, nem sua origem quem dirá sua cura. Chá de erva doce e mel são receitas caseiras para ajudar na imunidade não para curar doenças, bebidas alcoólicas não preciso nem falar que traz mais malefícios do que benefícios, né?


3) Apenas idosos e grupos de risco se infectam

- Qualquer pessoa está sujeita a contraír o vírus, o grupo de risco que inclui idosos e pessoas com doenças cronicas são mais propensas a pegarem mais rápido a COVID, no entanto, todo o cuidado é pouco para quem acredita nessa falácia e desrespeita a quarentena. Não saiam de casa sem necessidade!!!!!!!! jovens e idosos.


4) estocar comida e álcool em gel é a solução mais adequada para esse momento

- Não façam isso, não há nenhuma necessidade, o momento é preocupante mas ir ao mercado de vez em quando não irá fazer mal a ninguém o que devemos evitar é aglomeração e contato físico, basta. Quando você estoca alimentos ou produtos de higiene não está pensando nas outras pessoas e muito menos na economia do seu próprio país.


5) Produtos que vêm da china estão infectados também

- Isso não é verdade, o vírus não é passado dessa forma, alguém tem idéia de quanto tempo leva para um produto chegar diretamente da china e por quais cuidados eles passam antes de estarem em nossas mãos? Não se preocupem, não há nenhum problema em continuar importando coisas da China e não há qualquer registro de infecção ocorrida dessa forma.

por: Lybia Abaaoud/ Beatriz D'angelo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page