top of page
  • Foto do escritorthesidearticles

A Revolução dos Bichos: Uma Reflexão Distópica sobre Poder e Manipulação da Democracia

"A Revolução dos Bichos" (Animal Farm em inglês), é um livro escrito por George Orwell, um autor britânico, e foi publicado pela primeira vez em 1945. O livro é uma sátira política que utiliza uma história de animais em uma fazenda para satirizar eventos que levaram à Revolução Russa de 1917 e os subsequentes anos do governo soviético.


Considerado um clássico da literatura distópica moderna, a trama da obra gira em torno dos animais da Fazenda Manor, que se rebelam contra seu dono humano em busca de liberdade e igualdade. No entanto, ao longo da história, os porcos, que lideram a revolução, acabam se tornando tão tirânicos quanto os humanos que substituíram. A narrativa é uma alegoria que critica os abusos de poder, a corrupção e a traição de ideais revolucionários.


Qualquer semelhança com eventos políticos e sociais que acontecem hoje, em pleno século XXI, não é mera coincidência, afinal, ao longo da obra percebemos que as alusões com figuras ditatoriais já conhecidas e o começo, meio e fim que uma sociedade é manipulada ao ponto de se tornar um estado autoritário, nos leva a refletir que a história é sempre a mesma para sucumbir uma democracia, além da desculpa para essas ações cruéis serem sempre uma "luta por justiça e igualdade".



Ditadores do século XX, da esquerda para a direita e de cima para baixo, incluem Josef Stalin, da URSS, Adolf Hitler, da Alemanha, Mao Zedong, da China, Benito Mussolini, da Itália, e Kim Il-sung, da Coréia do Norte.



De certa forma, esse livro permanece extremamente atual e relevante como um instrumento para manter a sociedade democrática firme. A obra alerta para o perigo do abuso de poder, ilustrando como líderes que inicialmente buscam igualdade podem se tornar opressivos e monstruosos.


Além disso, George Orwell destaca a manipulação da verdade e a propaganda como ameaças à democracia, proporcionando insights atemporais sobre a importância de questionar criticamente informações, algo que no livro é tratado como um estigma entre os animais da fazenda. Ao oferecer uma alegoria histórica e universal, o livro inspira o pensamento crítico, incentivando todos nós a examinar as motivações por trás das ações dos líderes e a considerar as implicações de tais políticas governamentais.


Por fim, gostaria de recomendar fortemente essa obra, especialmente para os amantes de ficção científica e distopia, pois o que não falta nas obras de Orwell, são alusões a uma realidade que já assistimos em várias partes do mundo e que pode se tornar cada vez pior. A genialidade de "A Revolução dos Bichos" reside na habilidade de nos alertar para perigos iminentes, nos lembrando que a vigilância constante e a participação ativa são essenciais para a construção de um futuro mais democrático, que se compromete em proteger os direitos humanos.




“O homem não serve aos interesses de nenhuma criatura exceto a si mesmo.”


George Orwell, A Revolução dos Bichos.


Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page